terça-feira, 8 de maio de 2007

Resumo do livro do professor 1.3 e 1.4

1.3 Entendendo os europeus

Os Romanos dominaram a península Ibérica e chamaram aquela província hispana, mas com a invasão bárbara e o fim do império romano todos (romanos e bárbaros) se misturaram e viraram cristãos.
Na idade media era muito diferente em seu quadro de subsistência, plantavam, entre ibéricos e mulçumanos, também.
Para reconquistar suas terras, os cristãos começaram a vencer os árabes na guerra de reconquista, com o tempo os árabes foram expulsos totalmente da península ibérica.
Na época que os portugueses conquistaram o Brasil eles tinham acabado de sair de uma guerra, para os portugueses quem não era cristão era visto como pecadores e eles usavam a guerra aqui para espalhar a idéia cristã.


1.4 São Mateus e os primeiros colonizadores

Por causa da descoberta de Colombo os portugueses decidiram preocupa terras novas como a Espanha e a Inglaterra. Eles fizeram um trato com os espanhóis que uma pequena parte da terra descoberta seria portuguesa e todo o resto desconhecido seria espanhol, mas esse trato não foi respeitado como o passar do tempo. Uma curiosidade sobre as emborcações é que havia muitas crianças, pois seus pais as vendiam para sustentar o resto de sua família, pois eram pobres. Nas embarcações a situação era precária, faltava comida, água, e tudo que tinha apodrecia rapidamente, por isso muitos morriam.
Só em 1535, Vasco Fernandes Coutinho chegou aqui, para a colonização. Ele respondeu com tiros de canhões a rebeldia indígena, que fugiram.
Os portugueses começaram o cultivo da cana-de-açúcar. Os índios mesmo inferiores não deixaram de atacar. Isso amedrontava os pobres portugueses, que eram pobres e tinham um ideal de construir um novo mundo em um lugar distante. Por isso podemos nos orgulhar de viver no Espírito Santo.
Mas a história diz e mostra um lado dos índios querendo se defender e os portugueses querendo colonizar. Havia bastantes conflitos, devido não conseguir viver no mesmo local.
Com isso os índios se reuniram e quase acabaram com a Vila. Os portugueses fugiram para a atual Campos/RJ e outros foram para regiões do Rio Cricaré, regiões isoladas pois estavam cansados de sofrer ataques.
A vida de quem vivia lá era em total isolamento. Essas regiões eram São Mateus e Conceição da Barra. Devido o seu isolamento, só restava a eles, a união.
Mesmo com a falta de suprimentos e dificuldades de produzir para vender, com a vida simples e humilde, eles conseguiram transformar essas cidades em lindas cidades.

Ruan.O
Raul Rogério
08 de maio de 2007
Turma V04

Nenhum comentário: