quarta-feira, 2 de maio de 2007

Resumo do livro do professor 1.1 e 1.2

Resumo de História

Parte 1: Tupis, botocudos e portugueses: as primeiras culturas do Cricaré.

1.1 Entendendo os americanos


Os primeiros americanos, na visão de alguns historiadores, vinheram da China. O motivo de diferentes culturas nas americas é pelo fato das familias que imigraram terem ser espalhado por todo o continente americano.

Na America do Sul surgiu várias nações indígenas, entre elas as chamadas Jê e Tupi. Na época da chegada dos portugueses em 1500 os Tupis tinham espulsados os botocudos de Porto Seguro, mostrando que ja aviam guerras entre tribos indigenas, oque mostra que os indios não fugiam dos colonizadores como era ensinado, e sim os combatiam. Mas a vantagem dos portugueses era suas poderosas armas e as duenças que traziam, que os indios era vuneraveis a elas.



1.2 São Mateus e os Primeiros Habitantes


Os primeiros habitantes de São Mateus foram os Tupis, pois viviam mais próximos do Rio Cricaré, quando São Mateus foi fundada pelos portugueses. Os portugueses travaram uma guerra contra os Tupis e os derrotaram, depois eles lutaram contra os botocudos que resistiram até o seculo XX.
Os Tupis, antes de serem atacados pelos portugueses, viviam do platio da mandioca além da caça, eles se mudavam de um lugar pra o outro de acordo com o emprobrecimento do solo. Suas moradias eram formadas de madeira coberta por palha, chamada de maloca, elas ficavam em volta de um grande pátio que servia para qualquer tipo de reunião, durmiam em redes e usavam o fogo para cuzinhar alimentos e espantar animais.
Na floresta ele tinha várias técnicas de caça, usavam arco, lanças e faziam armadilhas, eles caçavam em grupo. Apesar de caçar para sobreviver, eles respeitavam muito a natureza.
As mulheres cuidavam das crianças e do cultivo da roça.
Os indios tinha conhecimento medicinal muito grande e alguns desses, usamos até hoje. Sua religião era ligada as forças da natureza e acreditavam em um deus que se chamava Tupã.
A sociedade indigena era igualitaria, ninguem era dono de nada e todos tinham direito de tudo usar, assim eles viviam dividindo tudo entre eles.
Os meninos eram treinados para a guerra contra tribos inimigas e esses confrontos eram constantes. Apesar das guerras o objetivo não era matar o inimigo, mas capitura-los.
Eles também eram bons atersãos, até hoje encotram-se vasos e urnas funerárias dos Tupis. Alguns objetos eram de cinco mil anos atraz, que prova que quando isso foi feito as civilizações ainda estavam se desemvolvendo.
Graças as invasões portuguesas no Norte do estado e as doenças que eles traziam, os Tupis foram desimados e abriram espaço para os botocudos voltarem ao litoral.
Os botocudos eram nômades, viviam apenas da caça, da pesca, e da coleta de frutos, pelo fato de não saberem nadar construiam ótimas canoas e faziam acampamentos que eram facilmente montados e desmontados.
Os botocudos tinham uma tatica de guerra diferente dos Tupis, eles se espalhavam pela mata e atingiam com suas flexas qualquer um que tentasse navegar nos rios ou invadir a floresta, devido a isso eram os portugueses que tinham medo dos botocudos.
Então para os portugueses ultrapassarem o bloqueio dos botocudos, os portugueses levavam indios aculturados para convencer os botocudos de não atacar.
No século 19 foi proibido por Dom Pedro II o massacre de indios, mas devido ao medo dos portugueses e a resistencia dos botocudos, foi aberta uma exceção para eles, pois precisavam ser dominados para a colonização territorial, essa medida foi chamada de "guerra justa".
Hoje temos como estudar e observar essa história por meio de sítios arqueologicos,que possuem objetos antigos feitos por essas tribos a centenas de anos. Infelismente foi o que sobrou desses povos que contribuiram para a história do nosso estado.

Ruan O.
Raul RogérioV04
02/05/2007

Nenhum comentário: